top of page

O que é a psicanálise lacaniana

sala de atendimento

"A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor."
(Sigmund Freud)

A psicanálise lacaniana é baseada nas teorias de Jacques Lacan, um psiquiatra e psicanalista francês que propôs uma releitura das obras de Freud, expandindo os conceitos freudianos originais. No centro dessa perspectiva está a ideia de que o inconsciente é estruturado como uma linguagem, um dos princípios fundamentais da teoria lacaniana.

Para Lacan, o inconsciente não é simplesmente um repositório de desejos reprimidos, mas uma rede complexa de significantes que operam de acordo com as leis da linguagem. Isso significa que nossos pensamentos, comportamentos e até mesmo nossa identidade são moldados pelos símbolos e significados que internalizamos ao longo da vida.

Lacan argumentava que o sujeito é constituído por meio da linguagem e da relação com o Outro. Um conceito fundamental na teoria lacaniana é o desejo, visto como uma força motriz que nunca é totalmente satisfeita. Lacan desenvolveu a noção de que o desejo é sempre o desejo do Outro, enfatizando a natureza intersubjetiva da experiência humana.

Como funciona

Na sessão de análise, falar livremente sobre qualquer assunto que se considere importante é fundamental. A fala pode ser um poderoso "remédio" quando se está sentindo mal, com raiva, desanimado ou angustiado. O princípio é simplesmente expressar o que vier à mente: seus medos, desejos, conflitos e ressentimentos, inclusive seus sonhos, sem censura ou preocupação com a coerência.

Na psicanálise lacaniana, a associação livre é uma técnica central. Não importa se o discurso é aleatório ou linear; o importante é falar sem restrições. Esse processo permite que conteúdos inconscientes emerjam, revelando aspectos importantes da subjetividade do analisando. Ao contrário do que muitos pensam, na terapia lacaniana, voltar ao passado não se trata de preencher lacunas de memória.

O objetivo não é mudar o que foi feito ou dito, mas sim explorar como o sujeito pode ressignificar essas experiências e dar-lhes um novo destino. Trata-se de criar novas possibilidades a partir do que já aconteceu. As experiências do dia a dia são frequentemente suficientes para examinar o inconsciente.

O objetivo está em entender como essas experiências cotidianas revelam atos inconscientes de pensamento e comportamento.

Surpreendentemente, é justamente esse inconsciente que pode ajudar a entender por que muitas vezes fazemos coisas que não percebemos, ou mesmo não entendemos por que as fazemos, mas continuamos a fazê-las, mesmo sem querer.

A psicanálise lacaniana busca, portanto, não apenas compreender o passado, mas também abrir novas possibilidades para o sujeito no presente e no futuro, por meio da análise do discurso e da exploração do inconsciente estruturado como linguagem.

fita de moebius

2025 © Rozeann S.Souza - Todos os Direitos Reservados

bottom of page