Sobre o setting analítico
Busco manter o setting analítico de maneira ética, segura e acolhedora para que seja possível ao paciente colocar em palavras o motivo de sua busca pela consulta, falar sobre questões que o atravessam e, assim, poder discorrer sobre sua história livremente, sem julgamentos e livre de questões morais.
Como funciona o meu trabalho
O processo de análise oferece um espaço para compreender e dar novo significado às experiências que provocam emoções intensas, como ansiedade, angústia, estresse e sensação de desesperança. Nas sessões iniciais, busco explorar a estrutura psicológica única de cada indivíduo, identificando suas preocupações principais, o impacto dessas questões em sua vida, e o contexto em que se manifestam.
À medida que o tratamento avança, as sessões vão se desdobrando de acordo com os temas que surgem naturalmente durante o processo. Isso permite desenvolver novos discursos apontando para um lugar de mudanças que ocorrem ao longo do tempo.
Durante todo o percurso, mantenho um compromisso fundamental com o respeito à autonomia do paciente, oferecendo uma escuta atenta e livre de julgamentos. Este método visa criar um ambiente acolhedor onde o paciente se sinta confortável para explorar seus pensamentos e sentimentos mais profundos, facilitando assim o processo de autoconhecimento e crescimento pessoal.
Frequência e duração
As sessões acontecem semanalmente. Em relação à duração da sessão, ela ocorre através de um tempo lógico (não cronológico), podendo variar dentro de um espaço de aproximadamente 50 minutos. Esse período permite um tempo adequado para explorar as questões do paciente e refletir sobre elas. As sessões podem ser estendidas (caso haja necessidade) ou encerradas antecipadamente, conforme o andamento do caso, a fim de oferecer intervenções pontuais.

"Há alguma coisa que se repete na sua vida, que é sempre a mesma, essa é a sua verdade."
(Jacques Lacan)
